O autor do projeto afirma que a proposta ainda está de pé e avançando na análise. Veja quais são as chances de liberar o adicional em 2022.
Aposentados e aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aguardam a liberação do 14º salário. A proposta, que está pendente na Câmara dos Deputados desde 2020, ainda está sendo analisada pelas comissões da Câmara. O valor estimado é de dois salários mínimos, atualmente R$ 2.424. Mas há chance de aprovação?
O deputado lembra que o projeto já passou por duas comissões, a de previdência e família e a de finanças. Portanto, a aprovação pela CCJ é definitiva, dispensando a necessidade de votação em plenário. Após aprovação, segue diretamente para análise do Senado Federal.
Grande ajuda aos aposentados do INSS
Para Mattos, a antecipação do 13º salário do INSS só demonstra a necessidade de liberação do 14º salário. Ele ressalta que o pagamento antecipado da gratificação natalina deixa o segurado sem um tostão no final do ano.
Outro argumento do MP em defesa de seu projeto é que os aposentados do INSS não teriam acesso ao auxílio emergencial durante a pandemia. Mesmo em tempos de isolamento social, o grupo teve que destinar boa parte do subsídio para despesas familiares.
Para ele, a liberação do dia 13 é um avanço em relação ao que aposentados e aposentados já têm direito. Se liberado, o 14º salário é estimado em R$ 40 milhões.
Veja também: Saiba como ganhar renda extra em dolares respondendo pesquisas.