O técnico em segurança do trabalho é uma profissão que vem crescendo bastante no mercado nos últimos anos e por isso, ou seja, é cada vez mais procurada por pessoas que gostam de lidar com medidas de segurança e prevenção de acidentes.
O curso de segurança do trabalho visa proporcionar uma formação versátil profissionais que, além das normas técnicas, conheçam os procedimentos de segurança e questões de saúde e higiene.
Para ser admitido no curso técnico em segurança do trabalho, você deve ter pelo menos um certificado de conclusão do ensino médio. Este curso pode levar em média de 1 a 2 anos dependendo da instituição de ensino que o oferece.
Disciplinas cursadas.
Os alunos do curso técnico em Segurança do Trabalho abordam os temas das Normas Regulamentadoras (NRs) que os afetam durante quase todo o curso e algumas instituições de ensino exigem a conclusão de uma tese ao final do curso.
• Gestão de recursos humanos
• Ciências aplicadas
• Gestão de riscos
• Técnicas de resposta a emergências
• Inovação e empreendedorismo
• Ergonomia
• Consultoria e consultoria em saúde, segurança e trabalho meio ambiente
Como funciona a carreira
A carreira para quem se dedicou à área de segurança do trabalho é considerada promissora, mas altamente controversa. No entanto, os profissionais com mão de obra qualificada tendem a encontrar excelentes oportunidades de trabalho nesta área, pois estes são os principais alvos dos empregadores. A atuação do Técnico de Segurança do Trabalho está principalmente relacionada à avaliação e prevenção de acidentes e doenças ocupacionais para poder atuar em empresas de diversos setores como construção civil, indústria, hospitais e bancos.
Qual o salário?
Quem trabalha na área de técnico de segurança do trabalho ganha em média R$ 2.875,00 hoje. ou seja, E antes de se tornarem técnicos de segurança do trabalho, 8% eram estagiários de técnicos de segurança do trabalho e 4% passaram a ser técnicos de segurança.