Comprar carro de leilão pode ser vantajoso, mas há uma série de passos e detalhes que você precisa conhecer.
Normalmente, um carro usado pode ser vendido em leilão por um valor 30% abaixo do valor praticado na tabela da Fipe. Isso pode ser uma vantagem para revendedores e usuários finais que desejam estacionar um bom carro na garagem, mas geralmente não têm dinheiro para isso.
No entanto, é necessário tomar uma série de cuidados antes de aderir a este modelo de negócio. É necessário que você se eduque completamente para entender como esse procedimento funciona e quais são os riscos e benefícios.
Para ajudá-lo com isso, respondemos algumas das principais perguntas dos consumidores abaixo dos leilões de carros. Experimente:
Como funciona um leilão de carros?
Projetar um leilão de carros é bastante simples. Em primeiro lugar, no entanto, é aconselhável dar uma olhada no edital do leilão. Existem todas as regras para a venda de veículos, incluindo o processo de compra de uma cópia e pagamento.
Ao fazer isso, você evita problemas por algo que não foi informado anteriormente. Depois disso, você deve observar os lotes (compostos por um carro cada) no leilão pessoalmente ou pelo site da empresa, que serão anunciados um após o outro.
Uma vez anunciado o lote de seu interesse, você pode licitar (sujeito ao lance mínimo) e se houver mais interessados para o mesmo lote, concorrer com eles para decidir quem leva o carro.
É importante observar que uma vez que o imóvel tenha sido adquirido com um lance específico, não é possível cancelar a compra. Caso o ganhador do lote não pague o valor do lance, normalmente o cadastro é bloqueado, o que significa que ele não poderá mais participar de leilões futuros.
Existem várias maneiras de participar de leilões de carros. No caso de cópias confiscadas, por exemplo, por falta de pagamento ao banco pelo proprietário, as instituições financeiras costumam informar os interessados sobre o leilão que atende sua região ou estado.
Para isso, você deve entrar em contato Entre em contato com a organização para mais informações – podem ser compartilhadas via chat online, no site ou por telefone, dependendo do banco.
Como descobrir se um veículo já foi leiloado?
Sim, é possível saber se um carro já participou de um leilão e foi vendido nesse evento. Existem algumas ferramentas online para isso, onde você pode consultar o histórico do veículo por uma pequena taxa, como Reivindicações.
Como funciona o seguro para um carro de leilão?
Aí reside uma das principais desvantagens de um carro de leilão. Como a maioria desses modelos já sofreu algum sinistro, muitas seguradoras não aceitam esses veículos. Ou se compram seguro, costumam cobrar valores maiores e uma indenização menor, em torno de 70% da tabela fipe.