Os transtornos de ansiedade são problemas sérios que podem levar ao absenteísmo do trabalho.
Antes de fazer isso, é importante entender o que é um transtorno de ansiedade. Em suma, a doença é caracterizada por grande tensão, além de grande nervosismo e ansiedade. Sentir-se ansioso, nervoso ou preocupado é perfeitamente normal, são reações habituais do corpo e da mente em algumas situações.
Quando essas sensações, por sua vez, atingem um nível mais alto e intenso, pode-se detectar um distúrbio. Para se ter uma ideia, muitas pessoas diagnosticadas com ansiedade relatam suas crises como se estivessem tendo um derrame.
Tais consequências podem afetar a vida de uma pessoa de diferentes maneiras, como suas relações sociais, higiene, alimentação ou até mesmo o trabalho, que por sua vez é a principal fonte de renda da pessoa. Portanto, o aparecimento da doença pode resultar em incapacidade para o trabalho e direito a benefícios por incapacidade.
Quais são os sintomas da ansiedade?
Para uma melhor compreensão da doença, listaremos uma série de sintomas que podem caracterizar um transtorno de ansiedade. Vale ressaltar novamente que o diagnóstico só pode ser feito por profissionais de saúde treinados, ou seja, psiquiatras ou psicólogos.
- Ansiedade constante excessiva;
Insônia;
Inquietação nos membros inferiores e/ou superiores;
Grande tensão;
Nervosismo intenso;
Dor ou aperto no peito;
Suor excessivo; - Irritabilidade
Náuseas e vômitos;
Boca seca ou sensibilidade ao paladar;
Entre outros.
Como dito, a ansiedade pode prejudicar a pessoa em suas atividades laborais, o que pode levar a um distanciamento, por meio de uma situação em que haverá a necessidade de buscar ajuda e cuidar da saúde mental. Em muitos casos, o cidadão tem direito ao auxílio-doença temporário (auxílio-doença).
O auxílio-doença faz parte do diversificado leque de benefícios oferecidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Em suma, o benefício é concedido quando a pessoa está impossibilitada de exercer suas funções no trabalho por motivo de doença ou acidente. Para se qualificar para assistência, você deve atender aos seguintes requisitos:
- Possuir status de segurado do INSS (contribuição previdenciária ou em carência);
- Ausência de atividades laborais por pelo menos 15 dias.
- Cumprir o período mínimo de carência (após efetuar pelo menos 12 contribuições mensais ao INSS). Algumas doenças estão isentas dessa obrigação, mas a ansiedade não é o caso, porém se a condição for acompanhada de alienação psicológica, não é necessário preencher a deficiência (devem ser fornecidos documentos como: atestados, exames, laudos e prescrições).
Para solicitar o auxílio-doença e agendar o exame médico, basta acessar a plataforma Meu INSS ou ligar para a central de atendimento do município pelo número 135. Em geral, os departamentos de Recursos Humanos (RH) são voltados para auxiliar o empregado na solicitação do benefício.
Veja também: Saiba como ganhar renda extra em dolares respondendo pesquisas.