Jovem Aprendiz: Veja como se candidatar as vagas

Ao escolher um estágio, você está exercendo uma profissão e aumentando suas chances de conseguir seu primeiro emprego. Confira agora no artigo como se destacar em um processo seletivo e ficar dentro das vagas.

Em primeiro lugar, para se candidatar, você deve ter entre 14 e 24 anos, frequentar o ensino fundamental ou médio e encontrar um empresa que contrata estagiários. Não há limite de idade superior.

Dessa forma, e importante ressaltar que o jovem estagiário não precisa ter experiência profissional anterior e deve continuar estudando, até mesmo trabalhando. Através disso, as empresas contribuem para a formação de futuros especialistas e os jovens têm a oportunidade de inclusão social por meio do primeiro emprego.

Como funciona o contrato de trabalho do jovem aprendiz?

O contrato de aprendizagem é a formalização do contrato de jovem aprendiz e deve ser registrado na CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social). Além disso, a duração do contrato não pode ser superior a dois anos e o empregador compromete-se a fornecer formação técnica e profissional compatível com o desenvolvimento físico e psicológico do jovem. e também pensões regulamentadas garantidas.

Direitos do jovem aprendiz

Além do contrato registrado na CTPS, o jovem aprendiz também adquire os seguintes direitos:

  • Um Curso de capacitação profissional;
  • Jornada de trabalho máxima de até 6 horas diárias (importante dizer que não são permitidas horas extras);
  • Remuneração fixa será de ao menos um salário mínimo;
  • Carteira de trabalho assinada;
  • Férias remuneradas (de acordo com a lei,devem coincidir com as férias escolares);
  • 13º salário;
  • 2% do FGTS;
  • Contribuição com INSS para garantia dos direitos previdenciários;

Além dos direitos, é importante destacar que o jovem aprendiz precisa ter comprometimento escolar, zelar pelo cumprimento das tarefas, pontualidade, tanto para a jornada de trabalho quanto para o cursos necessários, e cumprir com o que foi acordado no contrato de trabalho.

Como se destacar nas entrevistas

Existem diversos cursos, como da Fundação Bradesco, que são gratuitos e emitem certificado para o jovem se aprimorar. Dessa forma, vale a pena conferir o site e se matricular já em algum curso.

Você também deve possuir um perfil no LinkedIn atualizado, mesmo que não tenha experiências, coloque sua área de interesse e seus objetivos.

Veja também:

https://cenarioaberto.com.br/5-cursos-profissionais-com-bom-salario/
https://cenarioaberto.com.br/pis-pasep-saiba-se-voce-tem-pis-pasep/
https://cenarioaberto.com.br/design-de-interiores-veja-dicas-sobre-a-profissao/
https://cenarioaberto.com.br/como-depositar-dinheiro-em-especie-no-nubank/

Pedro Henrique

Redator do site, formado em publicidade e propaganda, sempre trazendo as melhores notícias, dicas, aplicativos e finanças para o leitor. Acredito que a educação e a informação mova o mundo.