O presidente da república Jair Bolsonaro sancionou a medida provisória que torna permanente o valor mínimo de quatrocentos reais para o Auxílio Brasil. A sanção foi publicada na edição desta quinta-feira do Diário Oficial. O Auxílio Brasil foi criado pelo governo em agosto passado, substituindo o antigo programa Bolsa Família.
O Auxílio Brasil foi criado pelo governo em agosto do ano passado, substituindo o Bolsa Família. Inicialmente, a proposta do benefício médio pago às famílias de baixa renda era de duzentos e dezessete reais. Para aumentar o valor para quatrocentos reais, o governo promulgou uma medida provisória que introduziu a chamada vantagem extraordinária, ou seja, é uma espécie de complemento ao valor do Auxílio Brasil. No entanto, esse benefício era temporário e terminaria em dezembro, o que reduziria o valor pago pelo Auxílio Brasil.
O chamado auxílio extraordinário é calculado como a soma das contribuições financeiras feitas pelo Auxílio Brasil nas seguintes situações: às famílias em situação de pobreza e extrema pobreza. São o programa da primeira infância no valor de R$ 130 para famílias com crianças até 3 anos; a composição familiar de R$ 65, pagos às famílias com gestantes, lactantes ou entre 3 e 21 anos, incompletos para os que cumprem as regras.
Como consultar o benefício do auxílio
O beneficiário pode visualizar informações sobre datas de pagamento, níveis de benefícios e composição das parcelas em dois aplicativos: O primeiro é o Auxílio Brasil, desenvolvido para o programa social, e o segundo é o Caixa Tem, utilizado para monitorar a caderneta de poupança digital dos bancos.
Hodiernamente, 17,5 milhões de famílias são atendidas pelo programa. No início desse ano, 3 milhões de famílias foram incluídas no Auxílio Brasil.
Veja também:
5 cursos profissionais com bom salário
PIS/Pasep saiba se você tem direito
Design de Interiores: Veja dicas sobre a profissão
Veja: Deixar o registro de gás meio fechado economiza mesmo?
Dica: Como ganhar cashback com notas fiscais que você recebe