Caixa Econômica Federal autoriza dupla revogação pelo PIS/PASEP. Os funcionários podem retirar os valores esquecidos por referência ao subsídio salarial do ano base de 2020 e aos rácios de fundos.
Além da Caixa, o Banco do Brasil (BB) também aprovou a liberação de recursos que podem ser sacados pelos funcionários até 29 de dezembro de 2022.
Quem possui direito ao saque duplo?
O PIS é destinado aos trabalhadores que trabalham na rede privada e são pagos por meio da Caixa. Enquanto o Pasep abrange servidores públicos e é administrado pelo BB.
Leia também: Veja como ganhar renda extra consertando celulares.
Segundo a Secretaria do Trabalho e Previdência Social, cerca de 478 mil trabalhadores não pagaram os valores. Destes, 125.624 têm direito ao PIS e 353.100 ao Pasep.
Veja os requisitos
- Estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos 5 anos;
Receber, dessa forma, um salário médio mensal em 2020 de até no máximo dois salários mínimos;
Ter trabalhado para pessoa jurídica por pelo menos 30 dias em 2020, de forma contínua ou não; - Tenha os dados atualizados pelo empregador no relatório anual de informações sociais (Rais/eSocial).
As cotas do PIS/PASEP são direito dos trabalhadores, inclusive servidores públicos e ex-militares, que prestaram serviço com carteira assinada entre 1970 e 4 de outubro de 1988 e não foram sacados.
Como realizar as consultas do saque duplo?
Desde 2019, o governo federal aprovou a retirada das cotas do fundo PIS/PASEP, que pode ser realizada até 1º de junho de 2025. Ao final do prazo, o valor será repassado ao sindicato e o trabalhador não poderá mais para resgatar.
Para ver as cotas, o trabalhador deve acessar o aplicativo do FGTS ou mesmo o site do FGTS e acessar o internet banking da Caixa (para correntistas). O fundo PIS/PASEP pode ser sacado em qualquer agência da Caixa.
Veja também: Como ganhar uma renda extra respondendo pesquisas na internet/a>