A deficiência de magnésio causa várias alterações no sistema nervoso central. E afeta a qualidade de vida, a saúde mental e o bem-estar.
O magnésio está envolvido em mais de 300 reações bioquímicas no corpo humano. Este mineral desempenha importantes funções metabólicas e neurológicas. É um dos minerais com maior concentração nos organismos vivos, perdendo apenas para potássio, cálcio e sódio.
Veja também: Como viver da agricultura em casa, confira as dicas
Muitos tipos de alimentos são fontes de magnésio, mas podemos encontrá-lo através de medicamentos e dieta suplementos e na água. Este mineral ajuda e mantém a saúde do cérebro, melhora a transmissão dos impulsos nervosos, proporciona melhor absorção de informações, i. H. aumenta a memória e a capacidade de aprendizagem.
Sintomas da falta de magnésio no organismo:
De acordo com vários estudos, a falta de magnésio ou hipomagnesemia implica em diversas alterações neuropsicológicas. Alguns dos sintomas mais comuns que a deficiência de magnésio produz no corpo incluem:
- ansiedade;
- agitação;
- depressão;
- inquietação;
- ansiedade;
- dificuldade de concentração e foco ;
- cansado; e
- insônia.
Um artigo científico de universidades romenas, disponível em bibliotecas médicas americanas, liga os sintomas da neurose à deficiência grave e persistente de magnésio.
No entanto, quando a deficiência de magnésio está em seus estágios iniciais, é comum que a pessoa tenha tido episódios de vômitos, náuseas, perda de apetite, cansaço, prostração e fraqueza.
E quando não há reposição mineral, causa problemas mais graves como formigamento, espasmos, contrações musculares, ritmos cardíacos anormais e convulsões. Além disso, a deficiência prolongada do mineral pode desencadear complicações nas reservas de outros minerais, como potássio e cálcio.
Portanto, para manter a saúde equilibrada, você deve estar em condições físicas normais e ter energia para carregar as tarefas Nas atividades cotidianas, o consumo de boas fontes de magnésio deve ser priorizado.
Quais alimentos possuem o magnésio?
A quantidade diária de magnésio recomendada pelos especialistas deve estar entre 320 e 420 miligramas.
Alimentos como abacate, sementes de abóbora, tomate, pimentão, peixe, oleaginosas, mamão e banana são boas fontes de magnésio. Portanto, não se esqueça de priorizar uma alimentação balanceada para garantir uma boa síntese de nutrientes no organismo.
Veja também:
- Auxílio Gás: Veja se você possui direito
- Aposentadoria por invalidez pra quem tem diabetes? Veja
- Segurança privada: Veja quanto ganha e como é o mercado
- Como viver da agricultura, confira as dicas.
- 6 dicas para montar a sua fazenda de campo