À medida que o desemprego continua a aumentar e a inflação atinge dois dígitos, muitas pessoas estão pensando em deixar o Brasil para tentar a vida no exterior. E junto com Dublin e Canadá, Portugal é um dos destinos de viagem mais cobiçados pelos brasileiros.
A boa notícia é que o sonho de trabalhar no exterior pode estar cada vez mais próximo. Porque a 15 de junho, o Conselho de Ministros português aprovou um projeto de alteração da lei dos estrangeiros. E isso pode ter grandes chances de aprovação. Então, para saber do que se trata, confira abaixo!
Projeto de lei facilita a entrada de brasileiros em Portugal para emprego
Projeto de lei facilita a entrada de brasileiros em Portugal a trabalho
Segundo informações divulgadas, a ideia é flexibilizar algumas regras para desburocratizar a entrada de vistos temporários. Na prática, isso aumentaria a permanência dos imigrantes para 120 dias, com possibilidade de prorrogação por mais 60 dias.
Crianças e parentes próximos podem levá-los com eles. Anteriormente, isso só era possível se o imigrante já tivesse obtido a cidadania, geralmente casando-se com um local. Além de desburocratizar, essas medidas também levam em conta o bem-estar de pais e filhos.
Claro que para quem pensa em trabalhar e viver em Portugal, uma das maiores vantagens é a língua. Hoje, o número de brasileiros que vivem em Portugal aumentou significativamente. Em 2021 atingiu a marca recorde de 209.072 pessoas. Além de uma cultura semelhante à brasileira, a economia também é estável e os salários, embora não sejam os mais altos, cobrem o custo de vida, considerado baixo.
Afinal, por se tratar de um projeto de lei, pode ou não levar algum tempo para ser implementado. Mas se isso acontecer, deve beneficiar quem decide passar mais tempo em Portugal, o que é verdade para os brasileiros. Resta ver e seguir as decisões do governo.
Acompanhe as postagens de nosso site.
Navegue nas categorias de nosso site e fique ligado no que acontece no mundo e no Brasil, notícias em tempo real
você encontra aqui, veja dicas sobre cartões de crédito, concursos públicos, finanças e muito mais.