Golpe do pix apresenta grande aumento de casos, veja como se proteger.

De acordo com a PSafe, as tentativas de fraude Pix aumentaram 350% entre abril e maio de 2022 em comparação com fevereiro e março.

De acordo com a PSafe, as tentativas de fraude Pix aumentaram 350% entre abril e maio de 2022 em comparação com fevereiro e fevereiro aumentaram março. A empresa alegou ter bloqueado mais de 424.000 ameaças fraudulentas durante esse período.

As principais abordagens incluem phishing, uma modalidade que direciona as vítimas para sites falsos que solicitam informações confidenciais em troca de uma vantagem falsa. Para ajudá-lo, abaixo está uma lista de 5 coisas que você pode fazer para se proteger de criminosos.

1. Confira os dados do titular da chave Pix, antes de fazer a transferência

Em geral, muitos criminosos se passam por amigos ou familiares para pedir dinheiro no caso de uma possível emergência. E é assim que eles informam uma chave Pix que está registrada em nome de uma pessoa desconhecida.

Por isso, sempre verifique os dados do titular da chave antes de fazer a transferência. Resumindo, compartilhar uma chave registrada em nome de outra pessoa é uma boa indicação de fraude.

2. Não faça pagamentos de emergência sem confirmar a identidade do destinatário

Existem golpes em que os golpistas hackeiam o perfil de pessoas confiáveis. Então eles começam a anunciar móveis usados ​​ou aparelhos eletrônicos mais baratos que o normal. Nessas situações, os golpistas costumam dizer que outras pessoas estão interessadas no produto e incitam a vítima a pagar o mais rápido possível para reservar o item.

Portanto, confirme a identidade da pessoa que lhe pediu o favor ou lhe ofereceu algo antes de fazer a transferência através do Pix. E, se possível, ligue para a pessoa para confirmar que ela está realmente vendendo os itens.

3. Cuidado com links compartilhados via WhatsApp e redes sociais

Links compartilhados via WhatsApp e redes sociais requerem atenção especial. Porque os ataques de phishing são espalhados pelo aplicativo de mensagens, Facebook ou Instagram. Os criminosos prometem saques Pix, benefícios gratuitos e produtos bem abaixo da média.

Em resumo, as páginas contêm formulários solicitando informações confidenciais, como dados bancários, números de celular e números de documentos. Além disso, os criminosos costumam criar sites que imitam o layout de comércio eletrônico de varejistas conhecidos.

4 . Ajuste seu limite de transferências

Você pode alterar o limite de movimento diário via Pix em aplicativos bancários. Cada aplicativo tem um método específico para fazer a personalização. No entanto, em geral, basta ir à seção Pix e procurar uma opção como My Pix Limits. Depois de encontrar o recurso, siga as instruções na tela para definir um limite diário mais baixo. Dessa forma, se um criminoso roubar seu telefone, ele não poderá fazer transações significativas.

5. Cuidado com o código QRCod Falso

Criminosos usam o recurso de pagamento de pix com código QR para atrair vítimas. Nesses ataques, os criminosos redirecionam o usuário para um site fraudulento digitalizando o código QR. Nesse caso, a dica é aprender a distinguir entre códigos falsos e legítimos.

Lembre-se: ao escanear o código QR real pelo aplicativo do banco, o valor da compra e o CPF ou CNPJ do destinatário aparecem na tela. Além disso, códigos QR legítimos não redirecionam o usuário para outro site nem solicitam o download de arquivos.

Acompanhe as postagens de nosso site.

Navegue nas categorias de nosso site e fique ligado no que acontece no mundo e no Brasil, notícias em tempo real
você encontra aqui, veja dicas sobre cartões de crédito, concursos públicos, finanças e muito mais.

Pedro Henrique

Redator do site, formado em publicidade e propaganda, sempre trazendo as melhores notícias, dicas, aplicativos e finanças para o leitor. Acredito que a educação e a informação mova o mundo.