Restituição do Imposto de Renda 2022: Acompanhe as datas

Publicidade



Veja agora o calendário de restituição do imposto de renda 2022, a novidade é que quem conseguir restituir parte do imposto pago, receberá o dinheiro de volta de maio a setembro e também, poderá recebê-lo via Pix. Confira mais detalhes no artigo.

A notícia do momento, é que a Receita Federal voltou a prorrogar o prazo para o contribuinte apresentar a declaração de imposto de renda de 2022, este prazo é o dia — 31 de maio — entretanto, a data do calendário de lotes de restituição do imposto de renda de 2022 permanece inalterado.

O pagamento será feito em cinco lotes , de maio a setembro .O contribuinte pode receber o dinheiro a ser restituído através do Pix. Além de pagar pelo Darf, que também pode ser feito via Pix.

O cronograma atual está da seguinte forma,o primeiro lote atende idosos acima de 60 anos, pessoas com deficiência e professores que têm a profissão como principal fonte de renda, toda via, os demais atendem os demais grupos-alvo.

A restituição do IR 2022 (ano civil 2021) será estar nas seguintes datas realizadas:

  • 1.lote – data prevista: 31 de maio de 2022;
  • 2.lote – data prevista: 30 de junho de 2022;
  • 3.lote – data prevista: 29 de julho de 2022;
  • 4.lote – data prevista: 31 de agosto de 2022;
  • 5.lote – data prevista: 30 de setembro de 2022.

Como saber se tenho direito a restituição do imposto de renda 2022?

Caso você tenha terminado de preencher a declaração do imposto de renda, e o resultado do programa for de imposto a restituir, o valor excedente de imposto pago ao longo do ano de 2021 será devolvido na conta bancária indicada na sua declaração.

O valor da restituição é atualizado pela taxa Selic, Dessa forma, significa que é acumulada a partir do mês seguinte ao do prazo final de entrega da declaração até o mês anterior ao pagamento, mais 1% no mês do depósito. Entretanto, encaminhado ao banco, o valor da restituição não sofrerá atualizações, independentemente da data em for recebida a restituição.

Vale ressaltar que a outra novidade este ano é a disponibilidade da declaração pré-preenchida, isso para todas as plataformas. Anteriormente, a configuração era limitada àqueles que tinham um certificado digital. O serviço também poderá ser liberado a partir de 15 de março. (Pra quem possui conta nível Gold e Silver nos sistemas gov.br). Neste caso, eles serão os primeiros e segundo níveis mais alto de segurança da conta, aqui neste link gov.br é possível saber como atingir esses níveis. Com a ferramenta, é possível recuperar os dados da declaração do ano anterior.

Veja também:

Pedro Henrique

Redator do site, formado em publicidade e propaganda, sempre trazendo as melhores notícias, dicas, aplicativos e finanças para o leitor. Acredito que a educação e a informação mova o mundo.