INSS: 14º salário vai ser aprovado? Confira

Publicidade



Entenda agora em relação ao 14º salário do INSS, veja todos os detalhes sobre o assunto.

Estamos no terceiro ano em que o pagamento do 13º salário aos pensionistas e pensionistas do INSS é antecipado para o primeiro semestre.

Ou seja, devido aos últimos anos, a antecipação do abono de Natal traz de volta a discussão sobre a possível liberação de 14º salário ao segurado no final do ano para repor a queda nos rendimentos dos pensionistas na virada do ano. Então, dessa forma, muitas pessoas nos procuram e também nas redes sociais, para saber se esse ano finalmente pode sair o 14º salário.

Se você é daquelas pessoas que realmente quer saber se o 14º salário pode ser publicado em 2022, continue acompanhando nosso artigo, e verá a resposta.

Afinal, o 14º salário do INSS vai sair ou nao?

O pagamento do 14º salário do INSS pode ser feito em 2022 e 2023, ou seja, retrospectivamente para 2020 e 2021.

Em 2020 o deputado Pompeo Mattos (PDT) apresentou o Projeto de Lei (PL) 4367/20, que previa o pagamento especial para segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) devido à pandemia de Covid-19 em 2020 e 2021.

A proposta foi feita durante a primeira onda de casos de doença, mas ainda não foi aprovada. Por isso, o texto para liberação de pagamentos ainda precisa ser aprovado na Câmara dos Deputados. Depois disso, será analisado pelo Senado Federal e só então será sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro.

Para finalizar, é importante lembrar que este é um ano eleitoral e deve influenciar as decisões e votos dos deputados, senadores e do Presidente da República, especialmente porque a opinião pública é muito importante. Os parlamentares que apoiam a lei estão agora tentando colocar a agenda na agenda da Câmara.

O 14º salário pode ser permanente?

Não pode ser permanente, mesmo que aprovado, o 14º salário é outra medida imediata no combate à crise econômica provocada pela pandemia de Covid 19. Portanto, ou seja, o projeto prevê um pagamento de apenas 2 anos, 2020 e 2021. O problema é que o benefício tem que ser pago em 2022 e 2023 devido ao atraso na aprovação.

Veja também:

5 cursos profissionais com bom salário
PIS/Pasep saiba se você tem direito
Design de Interiores: Veja dicas sobre a profissão
Veja: Deixar o registro de gás meio fechado economiza mesmo?
Dica: Como ganhar cashback com notas fiscais que você recebe

Pedro Henrique

Redator do site, formado em publicidade e propaganda, sempre trazendo as melhores notícias, dicas, aplicativos e finanças para o leitor. Acredito que a educação e a informação mova o mundo.