O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é responsável por diversas transferências aos empregados. Anuidade, auxílio-doença e benefício por morte são alguns dos mais conhecidos. No entanto, existem outros benefícios do INSS que são pouco conhecidos do público em geral.
Veja também: Saiba como ganhar renda extra em dolares respondendo pesquisas.
Os contribuintes da Previdência Social devem estar atentos aos critérios de elegibilidade para esses benefícios, pois podem ser elegíveis para pagamentos e perder por não conhecerem seus direitos. Confira os três benefícios e seus requisitos no artigo a seguir.
Salário família
Todos os trabalhadores, incluindo os trabalhadores domésticos e os trabalhadores independentes, podem requerer o abono de família desde que estejam dentro do limite de rendimentos. De acordo com a tabela, a partir de 2022, quem ganhar até R$ 1.655,98 receberá uma parcela de R$ 56,47. Os valores pagos variam de acordo com o número de dependentes.
Auxilio acidente
O empregado que sofrer um acidente e tiver consequências permanentes que reduzam, mas não eliminem sua capacidade para o trabalho, pode solicitar o auxílio-acidente. O benefício pouco conhecido do INSS tem caráter compensatório e exige que o contribuinte passe por perícia médica pelo órgão.
Acréscimo na aposentadoria por invalidez: 25%
O empregado que se aposentar por invalidez e ficar dependente da ajuda de terceiros para suas atividades diárias tem direito a um aumento. O suplemento é igual a 25% do pagamento da pensão e destina-se a cobrir o custo de um auxiliar, cuidador ou cuidador.
Não é necessário requerimento pessoal do segurado, segundo o governo. O procedimento pode ser realizado inicialmente pelo portal Meu INSS. Depois disso, o beneficiário deve providenciar um exame médico, que pode ser realizado em casa ou no hospital onde o pensionista está hospedado.
Veja também:
5 cursos profissionais com bom salário
PIS/Pasep saiba se você tem direito
Design de Interiores: Veja dicas sobre a profissão
Veja: Deixar o registro de gás meio fechado economiza mesmo?
Dica: Como ganhar cashback com notas fiscais que você recebe