Esse valor nada mais é, ou seja, do que a restituição do Imposto de Renda 2022. Ou seja, se o salário do cidadão foi superior a R$ 1.903,99 no ano passado e ele apresentar a declaração à Fazenda Federal até a data prevista, é possível que receba esse cashback no próximos meses. Confira aqui em nosso artigo como funciona esse pagamento e quando o governo federal o liberará em 2022.
Como esse reembolso do governo é realizado?
A restituição do IR se dá porque nem todas as despesas pagas pelo contribuinte no ano-calendário são tributadas. O reembolso é dado na forma de reembolso – conhecido como reembolso do governo.
Há também uma forma de reduzir o valor do imposto aplicável, ou seja, sua base tributária, é declarar despesas dedutíveis. Despesas com educação, manutenção, saúde e dependentes podem ser incluídas.
Quanto mais o contribuinte deduz, menos imposto ele paga e maior o reembolso do governo.
Quando esse pagamento será feito?
Os pagamentos da restituição desse imposto serão feitos em lotes. Observe agora o cronograma para este ano:
- 1º lote: 31 de maio;
- 2º lote: 30 de junho;
- 3º lote: 29 de julho;
- 4º lote: 31 de agosto;
- 5º lote: 30 de setembro.
- Os primeiros lotes têm prioridade na admissão, incluindo os idosos, pessoas com alguma deficiência, doenças graves e professores. A partir desta terça-feira, 24, a Receita Federal está liberando a consulta de primeira fila para restituição do imposto de renda 2022.