Nesta reta final do ano, alguns já estão preocupados com o IPVA 2022, um dos primeiros impostos cobrados no início do ano. E como os preços dos veículos aumentam devido à escassez de matéria-prima, o imposto rodoviário também ficará mais caro.
Leia também: Veja como ganhar renda extra consertando celulares.
Ainda não se sabe quanto esse imposto vai aumentar, mas espera-se que os brasileiros conheçam esse valor entre dezembro e janeiro , quando do fechamento anual da tabela FIPE, índice no qual se baseia o IPVA.
Como todos os anos, o IPVA 2022 não será diferente! O valor da tributação é baseado no veículo à venda de acordo com a tabela FIPE, acrescido de uma sobretaxa de 2% a 4% que varia de estado para estado.
Quem possui direito a isenção do IPVA 2022?
Este ano, pessoas com deficiência, limitações físicas ou mentais e determinadas doenças crônicas podem ser isentas do IPVA 2022.
As doenças que justificam o direito são: amputação, artrodese, artrite, artrogripose, câncer de próstata pós-cirúrgico, doença cardíaca, cirurgia de coluna, cirurgia de joelho, cirurgia de punho, cirurgia de ombro e/ou lesões, condromalácia patelar, deficiência intelectual, deficiência visual, Parkinson encurtamento de membros, esclerose múltipla, escoliose pronunciada, espondilite anquilosante, estoma e hérnia de disco.
Outras doenças que também fazem parte dessa lista são Insuficiência Renal, Lesão por Esforços Repetitivos (LER), Malformação, Mastectomia, Nanismo, Neuropatias Diabéticas, Estoma, Paralisia, Paralisia Cerebral, Poliomielite, Problemas Graves de Coluna, Prótese Femoral, Prótese Interna ou Externa, Quadrantectomia , HIV, síndrome do túnel do carpo, tendinite crônica, tetraparesia e tetraplegia.
Também há isenção para trabalhadores que utilizam o automóvel para realizar seu trabalho, como mototáxis, taxistas, transporte escolar e microônibus. Mas, assim como a regra para pessoas com deficiência, a isenção para essa categoria varia de estado para estado.
Isenção variando de acordo com o ano de fabricação do veículo
- Veículos com 30 anos ou mais ou veículos fabricados antes de 1992: Pernambuco e Santa Catarina;
- Veículos com 20 anos ou mais ou veículos fabricados antes de 2002: Acre, Alagoas, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná;
- Veículos com 18 anos ou mais ou veículos fabricados antes de 2004: Mato Grosso;
- Veículos com 15 anos ou mais ou veículos fabricados antes de 2007: Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Sergipe e Tocantins;
- Veículos com 10 anos ou mais ou veículos fabricados antes de 2010: Amapá e Rio Grande do Norte;
Minas Gerais: Estão isentos do imposto apenas carros com matrícula preta;
Roraima: Estão isentos de IPVA veículos agrícolas, motocicletas até 160cc, táxis, veículos de propriedade de pessoa com deficiência e ambulâncias.
Veja também: Saiba como ganhar renda extra em dolares respondendo pesquisas.