PEC 206: Haverá cobrança de mensalidade em universidade pública? Veja

Atualmente, tramita na Câmara dos Deputados uma proposta de Emenda Constitucional (PEC) para a introdução de propinas nas universidades públicas do Brasil. A PEC foi 206 que foi apresentada pelo deputado federal General Peternelli do partido (União-SP).

Do ponto de vista de alguns deputados, a PEC é uma tentativa de privatizar o ensino superior no Brasil. Alguns são a favor, mas deputados do PT, PSOL, PCdoB e PSD criticaram a proposta.

Mensalidade nas universidades públicas?

Segundo o deputado Peternelli, a atual universidade pública é voltada para os mais ricos, então a medida seria uma forma de equilibrar o sistema e garantir algum tipo de justiça social.

Os pobres, eles pagam a maior parte desses impostos. O grau de pagamento. E quem paga a universidade pública? Seu dinheiro público. Esta humilde pessoa pagou para financiar o curso de medicina do homem que vai estudar com um carro Mercedes, disse o deputado em seu discurso.

Peternelli argumenta que a realidade das universidades públicas mostra que a maioria dos alunos fez cursos preparatórios caros e garantiu vagas nas instituições mais populares. Isso significa uma distorção do ensino superior para a MP.

Dados os contrastes, o debate terminou com a aprovação de uma audiência pública para discutir a PEC antes da votação. Apesar dessa decisão, ainda não há data para esta audiência.

Enquanto isso, alguns especialistas acreditam que a PEC não está conseguindo reduzir a desigualdade e pode afetar ainda mais o acesso à educação dos mais pobres.

Pelo texto da PEC, as faculdades públicas devem cobrar mensalidades. Esses recursos devem ser usados ​​às suas próprias custas, garantindo acesso gratuito para aqueles que não possuem recursos suficientes. Essa garantia seria resultado de uma avaliação da própria instituição, como é o caso dos vestibulares.

Dessa forma, a bolsa poderia chegar a 100% da mensalidade para os mais necessitados. Outro detalhe é que, de acordo com a PEC, a mensalidade deve ser de 50% do preço médio nas universidades privadas.

Veja também: Saiba como ganhar renda extra em dolares respondendo pesquisas.

Pedro Henrique

Redator do site, formado em publicidade e propaganda, sempre trazendo as melhores notícias, dicas, aplicativos e finanças para o leitor. Acredito que a educação e a informação mova o mundo.