Anúncios
Em breve todos os brasileiros terão que emitir a carteira de identidade digital. O novo documento nacional unificado conterá todos os dados de cada cidadão. A nova identidade digital, que incluirá mudanças importantes em termos de segurança, unificação de dados e até uso para viagens, terá o CPF como um único registro, mesclando vários documentos de brasileiros em uma única versão.
Com a novidade, o CPF pode ser utilizado como número em documentos legais (certidão de nascimento, casamento e óbito), como identificação no INSS (NIT), na carteira de trabalho, na CNH e outros.
A autenticidade pode ser verificada por QR-code que funciona até offline. Ao habilitar a validação eletrônica, o documento é considerado mais seguro e reduz drasticamente a falsificação de documentos por golpistas e golpistas. Não há taxas para a emissão do novo ID digital.
Quando entrará em vigência o novo RG?
O prazo previsto é de 12 meses a partir da publicação, que foi 1º de março, para que as instituições e órgãos implementem a adequação dos sistemas e procedimentos. Órgãos e instituições têm 24 meses para fazer as alterações para que os sistemas e bancos de dados compartilhem as informações do CPF.
Lista de documentos que poderão ser unificados, veja:
CPF;
Título de Eleitor;
Carteira de Motorista;
Carteira de Trabalho;
Certificado Militar;
PIS/Pasep;
Cartão Nacional de Saúde.
Como emitir o novo RG Digital
O documento pode ser emitido por pessoas que já fizeram o registro biométrico no tribunal eleitoral ou em outros institutos de identificação. Isso significa que a nova carteira de identidade digital pode ser solicitada por pessoas cujas impressões digitais tenham sido inseridas no Banco Nacional de Identificação Civil (BDICN).
Primeiramente, o aplicativo DNI (Documento Nacional de Identidade) deve ser instalado. Ao abrir a plataforma, o cidadão deve preencher um pré-cadastro e indicar:
CPF;
Nome;
Afiliação;
Data de nascimento;
E-mail;
Telefone e senha de sua preferência.
Em seguida, basta concluir a solicitação em um ponto de serviço físico ou virtual disponível. Os cartões serão então distribuídos pelos órgãos de segurança pública estadual e federal.
A nova carteira de identidade digital terá novos prazos de validade, sendo 5 anos para menores de 12 anos, 10 anos para menores de 12 anos Cidadãos de 13 a 60 anos e permanente para maiores de 60 anos.