A administração é um campo amplo e diversificado, essencial em toda a cadeia produtiva. Tanto que todos os setores precisam de bons administradores, seja administração pública, varejo, indústria, serviços e até organizações não governamentais.
Neste cenário, o técnico administrativo acaba sendo um profissional dinâmico que encontrou boas oportunidades em todos os lugares.
Como é a carreira do técnico em administração
O técnico administrativo é um profissional de nível médio que atua no suporte gerencial. Você é essencial para o bom funcionamento de uma organização. Entre suas competências, podemos listar algumas:
- Prestar suporte administrativo em áreas como recursos humanos, finanças, logística e administração geral.
- Atender aos públicos interno e externo (se aplicável).
- Criar relatórios e planilhas.
- Criar ofícios, memorandos e atas de reuniões e pareceres técnicos.
- Cuidar da agenda de diretores e gerentes.
- Apoiar o desenvolvimento de eventos corporativos.
- Ajudar na elaboração de orçamentos e contratos.
- Fornecer dados e informações para coletar.
- Verificar estoques e fazer solicitações de materiais conforme a necessidade.
- Cuidar da organização de arquivos e pastas.
Campo de atuação
O técnico administrativo encontra trabalho em todos os tipos de empresas, ou seja, de microempresas a multinacionais.
Na extensa lista de oportunidades temos como exemplo o varejo, consultorias, padarias, escolas, faculdades, indústrias, startups. Telecomunicações, shoppings e muito mais.
O serviço público tem uma vaga constante para técnicos administrativos. Dessa forma, é necessário passar pelas competições que são sempre competitivas.
Qual o salário do técnico de administração?
Embora as vagas para técnicos em administração sejam altas, os salários geralmente não são tão altos quanto se imagina. Em média nacional, um técnico em administração ganha em torno de R$ 1.700.
Esses valores podem variam de acordo com o tamanho da empresa em que você trabalha e tempo de experiência
Como cursar?
No total, os cursos superiores de gestão e negócios estão distribuídos em mais de 2.000 universidades em todo o Brasil e respondem por mais de 1,2 milhão de alunos matriculados. É, sem dúvida, um dos empregos dos sonhos dos brasileiros. Mas também é um campo muito competitivo.
Portanto, dessa forma, talento não é suficiente para diferenciar. Uma educação de qualidade é essencial para conseguir aquele emprego dos sonhos. Por isso, invista em um curso superior que seja conceituada no mercado de trabalho.
Para isso, ou seja, avaliem juntos o desempenho da instituição com o MEC e certifique-se de que ele oferece o curso que você deseja fazer na modalidade que mais se adequa à sua realidade.