Uma nova parcela do benefício federal Vale-gás será paga a milhões de famílias a partir de 17 de junho.
Uma nova parcela do crédito nacional de gás será paga aos brasileiros a partir de 17 de junho. Em abril, cerca de 5,6 milhões de famílias receberam o benefício criado para ajudar a comprar botijões de gás de cozinha.
Embora o número seja bastante expressivo, não chega nem perto do total de pessoas que atendem às regras para receber o auxílio. Em seguida, analise os requisitos e como solicitar o voucher de combustível.
Quem tem direito a receber o Vale-gás?
O programa é voltado para famílias com cadastro ativo no Cadastro Único (CadÚnico) e que atendam aos seguintes requisitos:
Renda familiar per capita de até meio salário mínimo (R$606), incluindo beneficiários de transferência de renda programas implementados pelos três poderes; ou
Ter entre os familiares um beneficiário do Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Geralmente, o valor do auxílio gás deve ser igual a 50% do preço médio nacional dos botijões de 13 kg, conforme determinado pelo Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Por esse motivo, não é fixo e geralmente é publicado antes de cada calendário.
Como fazer a inscrição?
Os beneficiários são selecionados automaticamente pelo Ministério da Cidadania. Os interessados devem dirigir-se ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) ou à agência dos Correios Auxílio Brasil mais próxima e se cadastrar no CadÚnico.
A cada dois meses, dessa forma, novas famílias são selecionadas de forma autorizada de acordo com os critérios de prioridade estabelecidos pelo governo.
Os depósitos são feitos após o término do Número de Identificação Social (NIS) aprovado. Confira o calendário completo:
- 1 – sexta-feira (17)
- 2 – segunda-feira (20)
- 3 – terça-feira (21)
- 4- quarta-feira (22)
- 5 – quinta-feira (23)
- 6 – sexta-feira (24)
- 7 – segunda-feira (27)
- 8 – terça-feira (28)
- 9 – quarta-feira (29)
- 0 – quinta-feira (30)
Veja também: Aplicativos que pagam pix, analisamos 3, veja