Cartão do auxílio: Segundo colunista, o governo federal fez greve e decidiu enviar novos cartões Auxílio Brasil em junho.
A novela, que trata da produção de novos cartões do Auxílio Brasil, abriu um novo capítulo no início desta semana. Segundo informações do colunista Lauro Jardim do jornal O Globo, o governo federal quer entregar os aparelhos no final de junho deste mês. O desenho final dos objetos já estaria decidido.
Leia também: Veja como ganhar renda extra consertando celulares.
Segundo o colunista, nem todos os usuários do Auxílio Brasil receberão os novos mapas. O governo planeja permitir a produção de pouco mais de 7,1 milhões de dispositivos. O Ministério da Cidadania destaca que o programa atual conta com mais de 18 milhões de pessoas, o que significa que a maioria não receberá os cartões.
Portanto, o foco da produção dos novos aparelhos estará apenas nos novos usuários. Ainda segundo o Ministério da Cidadania, pouco mais de 5 milhões de brasileiros aderiram à folha de pagamento do Auxílio Brasil em 2022. São cidadãos que ainda não receberam cartão oficial do governo federal.
Os demais usuários que irão não receber nenhum aparelho pode continuar usando o antigo cartão Bolsa Família. O governo federal já afirmou que a versão antiga não tem prazo de validade e continuará funcionando da mesma forma. Assim, qualquer cidadão que faça parte da folha de pagamento do Auxílio Brasil pode continuar utilizando o antigo método de movimentação.
Gastos estão causando polêmica
Vale lembrar que o possível custo de produção dos cartões Auxílio Brasil já gerou polêmica entre os parlamentares no Congresso Nacional. Um grupo de deputados e senadores ajuizou ação contra a produção no Tribunal de Contas da União (TCU).
Estes são dois requisitos diferentes, mas ambos pedem basicamente a mesma coisa. Os documentos afirmam que o TCU deve impedir a produção de novos mapas e afirma que não há necessidade de gastar dinheiro público com o ato.
Informações do colunista Lauro Jardim indicam que o próprio governo federal está um pouco para gastar mais de R$ 130 milhões com a produção de novos aparelhos, considerando que estão trabalhando com a possibilidade de fornecer mais de 7 milhões de aparelhos.
Cartão do auxílio será ainda esse mês
Vale lembrar que a ausência do cartão Auxílio Brasil, ou mesmo do antigo cartão Bolsa Família, não constitui obstáculo para a utilização do dinheiro do programa social. Existem várias outras formas de remanejar o valor do benefício.
Segundo o próprio governo federal, qualquer cidadão pode utilizar o dinheiro pelo aplicativo Caixa Tem. Lá é possível pagar contas em boleto bancário, fazer transferências bancárias e até mesmo fazer compras com cartão EC.
Leia também: Veja como ganhar renda extra consertando celulares.