Veja agora consequências de possuir uma dívida protestada em cartório
Quando o consumidor tem uma dívida que é protestada em cartório, muitas vezes o cidadão não entende quais são as consequências dessa situação, ou se há consequências reais.
No entanto, é preciso ter muito cuidado, pois se o credor assumir a dívida e protestar no cartório, o cidadão pode ter alguns problemas que podem limitar a vida do devedor com o mercado de crédito.
Entenda o conceito de dívida protestada
Uma dívida protestada ocorre quando o credor não recebeu o valor de sua dívida e ele vai a um notário para representar e tornar pública essa dívida.
O notário, por sua vez, carimba a dívida da pessoa com um protesto ab não ser pago após a notificação de que a reclamação entrará em protesto.
Deve-se notar, no entanto, que antes de protestar a reclamação, o cartório entrará em contato com o devedor para regularizar a reclamação e, assim, pagar o protesto pode ser evitado.
Embora não seja um processo judicial, o protesto da dívida no cartório serve como uma citação formal para pagar a dívida.
O que acontece quando a dívida vai protesto?
Se o notário informar ao devedor que a dívida está protestada e este não efetuar o pagamento dentro do prazo, a pessoa sofrerá as seguintes consequências:
Negativo de crédito, empréstimo, financiamento, leasing ou outro negócio de crédito;
Restrições bancárias na cobrança de talões de cheques;
O credor pode pleitear a cobrança em juízo se o protesto for comprovado;
Menor solvência