Está com seu nome sujo? cerca de 77% das famílias brasileiras tinham contas vencidas em maio, segundo levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Este é o maior número de devedores no país desde o início da série histórica em janeiro de 2010. Leia mais: Contran confirma benefícios para quem fica 12 […]
Se o consumidor não quitar a dívida no prazo certo, seu nome será encaminhado aos órgãos de proteção ao crédito e ficará negativado. Esse processo causa uma série de restrições de crédito, como B. Dificuldade de acesso a financiamento e crédito.
Em meio à bola de neve que se tornou viver em um cenário de inflação tão acelerada, alguns brasileiros nem percebem que são o nome sujo. Portanto, mesmo que a empresa envie notificações, é importante consultar portais corporativos como SPC e Serasa.
Quais as consequências de ter meu nome restrito?
Normalmente, as empresas tentam negociar com o cliente antes de incluir seu nome no Serasa. Você dá um prazo para pagar a conta. Somente após este prazo o nome do consumidor será enviado para o cadastro de devedores.
O principal efeito de sujar o nome é aumentar a dificuldade de conseguir a aprovação do seu empréstimo. Entre eles estão o parcelamento na loja e o cartão de crédito que você solicitou, que são sempre recusados. No entanto, também dificulta a aprovação de empréstimos de financiamento.
Como consultar?
Para verificar se seu nome está negativo, o cidadão pode fazer uma consulta gratuita no portal Serasa. Veja como:
Acesse o site www.serasa.com.br;
Toque em Consultar CPF grátis;
Digite login e senha ou crie uma conta;
Clique em Meu CPF e verifique pendências.
A consulta ao SPC e Boa Vista pode ser feita no site ou aplicativo da empresa:
SPC: Site, App Android e App iOS. Boa Vista SCPC: Site, App Android e App iOS.
Mas nem tudo está perdido, saiba como ganhar renda extra em dollares respondendo pesquisas, isso no conforto da sua casa, veja aqui