Famoso plug no conector da central eletrônica, o Eco OBD2 promete até 15% de redução de consumo, veja se funciona.
A maioria dos dispositivos de economia de combustível oferecidos na Internet tem o mesmo problema: ou seja, a explicação técnica de como eles funcionam é sempre confusa, opaca ou às vezes nem suportada no campo automotivo.
O Eco OBD2 é diferente. Em teoria faz sentido: o pequeno aparelho de 7 x 2 cm é plugado na porta OBD2 dos carros (fabricados a partir de 1996 nos EUA e a partir de 2010 no Brasil). É capaz de alterar o mapa de gerenciamento do motor de forma que o consumo de combustível seja reduzido em até 15%.
Como funciona esse aparelho?
Desenvolvido para modelos movidos a etanol, gasolina ou uma mistura dos dois combustíveis, o economizador foi instalado em um Hyundai HB20 1.6 16V para amarração. Antes disso, porém, seguimos as instruções (somente em inglês) do manual do usuário.
O produto é vendido por R$ 62,90 no Mercado Livre, o produto não vem com manual do usuário em português para ajudar na instalação. A própria embalagem descreve apenas as informações em inglês.
Na prática, basta ligá-lo na tomada OBD2 dos captadores – geralmente embaixo do volante – colocar a chave na ignição e girá-la para o primeiro nível.
Afinal, o produto funciona?
Fizemos tudo isso e fomos ao circuito fazer o teste de consumo da amostra: o resultado foi 9,8 km/l no ciclo urbano e 12,5 km/l na rodovia.
Após a remoção, o veiculo voltou à pista e repetiu o mesmo processo. Acabou gravando exatamente os mesmos números. Ou seja, resultado zero. Dessa forma, podemos concluir que o produto não funciona.