IR2022: What is fine mesh, and how to avoid it

Withholding the declaration means that the tax authorities have found discrepancies and correction or rectification is necessary, but how to avoid this type of situation? Check it out now in our article.…

Com a aproximação do prazo de entrega de 31 de maio, os contribuintes que ainda coletam documentos precisarão redobrar a vigilância para evitar erros e a delicada teia do fisco federal. IOB, uma tecnologia inteligente que combina conteúdo e tecnologia para capacitar empresas e escritórios de contabilidade, esclarece o que é a temida malha fina e oferece dicas de como as declarações não podem ser retidas.

O que significa cair na malha fina?

Todas as declarações submetidas ao IRS são analisadas por sistemas que, para verificar a veracidade, cruzam a informação com os dados de pessoas singulares que também são obrigadas a reportar ao IRS, tais como: B. Empresas, Instituições Financeiras, Particulares, Notários, Real Espólio, Governo etc.

Cair na rede de multas ou passar na rede de impostos (este é o nome correto) significa que ao cruzar essas informações foi encontrada uma inconsistência que pode ser resultado de omissões de renda, falsidade ideológica, valores incorretos etc. e sua declaração foi separada para análise posterior. Nesse caso, o reembolso não será liberado até que a correção seja feita.

Caso, a inconsistência for um erro no preenchimento do programa ou esquecimento de detalhes, basta corrigir a declaração. Mas os pontos mais delicados podem se tornar um problema mais sério se o contribuinte não resolver a disputa ou se ficar provado que a sonegação de imposto de renda realmente ocorreu.

Principais erros cometidos na hora da declaração

Erros no preenchimento da declaração são bastante comuns, principalmente quando o contribuinte pretende aumentar o valor dedutível do imposto devido ou a restituição. Para evitar esses erros e ficar fora da rede apertada, o IOB destaca os dois principais erros a serem observados:

  • Declarar despesas que você não deve e não se qualifica para o direito à dedução do imposto de renda, como: cursos gratuitos ( idiomas, esportes), material escolar, tratamentos estéticos, lentes de contato, aparelhos auditivos, etc. Esses custos não devem ser incluídos na declaração.
  • – Omitir dados relevantes, como B. recebimento de determinados rendimentos tributáveis. Os valores obtidos, por exemplo, ao investir na bolsa de valores ou qualquer outro tipo de ação/investimento devem ser informados sem exceção, independentemente de ter havido lucro ou não.

É importante ressaltar que quem já apresentou a declaração e deseja corrigir possíveis erros cometidos pode revisar e alterar os dados quantas vezes for necessário.

Inclusive mudar o padrão (de completo para simplificado) até o último dia do prazo, que como dito é 31 de maio deste ano. Findo o prazo, o modelo de declaração não pode ser alterado.

Para quem já entregou, mas depois se lembra de um documento, recibo ou item não declarado, o momento certo para fazer as correções é antes de receber a Intimação da Receita Federal. Portanto, é importante anexar a declaração DIRPF após a declaração.

Pedro Henrique

Website editor, trained in publicity and advertising, always bringing the best news, tips, applications and finance to the reader. I believe that education and information move the world.