Você sabia que é possível acumular duas pensões no INSS? Saiba quais profissões permitem o acesso com mais frequência e como garantir o pagamento do dobro do benefício.
Muitas pessoas se surpreendem que seja possível acumular duas pensões, mas para isso é necessário atender a certas condições e restrições. A principal razão é que os benefícios provêm de diferentes sistemas de segurança social. Verifique quem tem direito.
A acumulação de duas pensões é possível para diferentes profissões, por exemplo, um professor que trabalha em uma escola pública e em uma escola privada. Pode garantir esse direito, pois uma pensão se enquadra no Regime Geral de Previdência Social (RGPS) e outra no Regime Especial de Previdência Social (RPPS).
Existe a possibilidade de acumular duas aposentadorias do INSS
Ainda seguindo o exemplo dos professores, ela pode garantir que recebe uma pensão do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e também da previdência estadual ou municipal.
Esta possibilidade também é muito utilizada nos profissionais de saúde. outras áreas, como médicos, enfermeiros e dentistas. É importante que a pessoa cumpra todos os requisitos da respectiva provisão de velhice.
No entanto, note que no regime do INSS não é possível ter duas pensões! Quando uma pessoa trabalha em dois lugares diferentes no setor privado, recebe a aposentadoria trabalhando ao mesmo tempo. Dessa forma, a aposentadoria se soma às cobranças.
Soma-se a isso a situação de quem trabalhou no exterior. Aqueles que coletaram fora do Brasil estão vinculados ao regime do país. Quando uma pessoa atende aos requisitos, ela pode se aposentar lá e também aqui.
No entanto, em alguns casos, há uma diferença. Um acordo internacional de previdência social entre o Brasil e alguns países significa que o período de contribuição feito no Brasil também é utilizado para solicitar uma pensão no exterior e vice-versa. O acordo se aplica à Alemanha, Chile, Itália, Japão, Portugal e alguns outros países.
Veja também: Saiba como ganhar renda extra em dolares respondendo pesquisas.