PIS/Pasep: Saiba se você tem direito a três saques em 2022

Anúncios

Cerca de 320.000 pessoas não sacaram os recursos referentes ao abono salarial de 2019, e cerca de 498.000 cidadãos ainda não sacaram o abono salarial referente ao ano-base 2020. Da mesma forma, cerca de 320.000 pessoas não retiraram os recursos relativos ao abono salarial de 2019, e cerca de 498.000 cidadãos ainda não retiraram o abono salarial do ano base 2020.

O Fundo PIS-PASEP é resultado da fusão de fundos formados por recursos do Programa de Inclusão Social – PIS e do Programa de Criação de Riqueza do Serviço Público – PASEP.

Veja agora se você tem direito a pelo menos um deles neste artigo.

Ano base 2019

Cerca de 320 mil cidadãos ainda não sacaram o abono de PIS/Pasep, ano-base 2019. Dessa forma, Isso equivale a R$ 208 milhões do abono salarial, que ainda não foram resgatados, ou seja, esquecido.

O Governo Federal abriu o prazo para reivindicar valores em 31 de março, com saques até 29 de março. Dezembro é permitido. Caso o funcionário não cumpra os prazos, esse deverá solicitar o subsídio novamente em outro período de inscrição

Como ter acesso ao PIS/Pasep

Para ter acesso ao benefício, será necessário que o trabalhador se enquadre em alguns requisitos, veja eles:

  • Estar cadastrado no PIS/Pasep (Pelo menos 5 anos)
  • Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base referente a 2019;
  • Ter exercido atividade remunerada por, (pelo menos 30 dias) , consecutivos ou não, no ano-base referente a 2019;
  • Ter os dados atualizados na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial.

No entanto, no que se refere a solicitação do benefício, poderá ser realizado em uma das agências do Ministério do Trabalho. Dessa forma, existem outros meios de comunicação, como os listados abaixo:

  • Através da central (Alô Trabalhador) pelo telefone número 158;
  • Mensagem de e-mail, pelo endereço [email protected], substituindo as letras ‘uf’ pela sigla do estado em que reside; Exemplo: [email protected] (Exemplo para o estado do Rio de Janeiro)
  • Pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital (CTPS);
  • Através do Portal Gov.br.

Ano base 2020

As mesmas condições listadas acima para o ano base de 2019, se atente apenas ao seguinte detalhe:

Vale ressaltar que o trabalhador com carteira assinada recebe o PIS através da Caixa Econômica Federal e quem é funcionário público, recebe o Pasep através do Banco do Brasil.

Os valores estarão disponíveis para resgate até o data de 29 de dezembro de 2022.

Veja também:

Pedro Henrique

Redator do site, formado em publicidade e propaganda, sempre trazendo as melhores notícias, dicas, aplicativos e finanças para o leitor. Acredito que a educação e a informação mova o mundo.