See: How not to have the application for sickness benefit denied by the INSS

Segundo especialistas, os cidadãos podem tomar algumas medidas para evitar a negação do auxílio-doença do INSS

Mais de 1,1 milhão de brasileiros estão na lista de espera para as avaliações médicas iniciais do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Este é um procedimento obrigatório para os cidadãos que desejam receber benefícios sociais do município. Grande parte das pessoas que estão na lista de espera, por exemplo, estão aguardando o recebimento do auxílio-doença.

O INSS explica que há situações em que o cidadão fica na fila para análise de documentos e não é permitido por falta de documentação. Com isso em mente, é importante lembrar que existem algumas ações que o usuário pode tomar para evitar ser indeferido pelo INSS. O mais importante diz respeito à documentação.

1 – Preste atenção nos carimbos dos médicos, isso mesmo.

Segundo especialistas, uma dica importante é ficar atento aos carimbos que os médicos colocam nas contas. Há casos em que o INSS decide cancelar um pedido apenas porque o carimbo está desfocado. O mesmo se aplica às assinaturas. Os cidadãos devem estar atentos a estes pontos para pedir mais esclarecimentos ao médico.

2 – Verifique se o documento é legível

Nesse sentido, também é importante pedir ao médico que fez a declaração que esclareça as informações que ele escreve no laudo. Se o documento estiver ilegível, o INSS pode indeferir o pedido. Portanto, uma boa dica é pedir ao médico que forneça a explicação em um relatório digitado no computador.

3 – Sempre dê preferência para documentos mais recentes

Uma terceira dica é sempre preferir a documentação mais recente. Quanto mais recentes os documentos utilizados no pedido, maiores as chances de o INSS conceder o benefício. Segundo os especialistas, o primeiro relatório só pode ser importante para mostrar a data de início da doença que afeta o cidadão.

Auxílio-doença pelo INSS

Outro ponto que pode ser importante é a questão da chegada dos cidadãos ao INSS. Segundo especialistas, um ponto que pode fazer com que o pedido seja rejeitado é como ele chega a uma agência.

De alguma forma o cidadão tem que mostrar que está doente e que precisa da ajuda que está pedindo. Segundo especialistas, é importante chegar sem muletas, sem cadeira de rodas ou sem acompanhante e dizer que precisa de um benefício, pois esses atos podem levar o perito a entender que a pessoa não tem. B. Andar de moto e fazer o exame com capacete e alegar ter uma hérnia de disco pode resultar em negação.

See too: Learn how to earn extra income in dollars by answering surveys.

Pedro Henrique

Website editor, trained in publicity and advertising, always bringing the best news, tips, applications and finance to the reader. I believe that education and information move the world.